domingo, 5 de fevereiro de 2012

Os anos com Laura Diáz

Os anos com Laura Díaz leva o leitor a uma reflexão sobre aspectos da história cultural e política do México na arte, na sociedade e no temperamento particular do povo mexicano. Simultaneamente, relata a trajetória de uma mulher, desde a tenra idade até sua velhice. Nessa trajetória, cruzam-se em sua vida individual e coletiva, figuras como Diego Rivera e Frida Khalo, que convivem e interagem com ela, durante parte da narrativa.
Laura Díaz é uma mulher que consegue romper esquemas e padrões sociais e culturais, que lhe permitem construir sua vida e suas convicções, valorizar as pessoas que a rodeiam, obter vantagens em determinadas situações e construir uma vida afetiva muito peculiar.
A história inicia-se com seus avós (sua vó era alemã), em 1905, até o ano de 1972, retratando um painel político e social do México, tão a gosto de Carlos Fuentes. Laura Diaz surge na narrativa desde muito pequena. O autor descreve em cada capítulo (em progressão temporal) os acontecimentos de sua vida. Relaciona-se com alguns homens, até que conhece e casa-se com Juan Francisco Lopez Greene, mestiço, sindicalista, com quem tem dois filhos. Nesse periodo mantém contato com a classe operária mexicana. Experimenta amores clandestinos, alguns intensos, com um diplomata espanhol republicano e um norte-americano, bem mais velho que ela.
Carlos Fuentes, escritor mexicano, apresenta como característica, situar o enredo de suas histórias dentro da história mexicana, caracterizando uma literatura de cunho social. Publicou vários livros. Alguns deles: A região mais transparente, Cristóbal Nonato, A morte de Artémio Cruz e Terra Nostra (com exceção de Cristóbal Nonato, todos já resenhados neste blog). Os anos com Laura Díaz tem tradução em português pela ed. Rocco, esgotada. Você poderá encontrá-la nos sebos da Estante Virtual.
===================
Carlos Fuentes. Los años con Laura Díaz.Madrid Punto de Lectura, 2006, 622 pp
____________Os anos com Laura Díaz. Ed.Rocco,2000,470 pp (esgotado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário