domingo, 20 de julho de 2014

Encrenca

Eu me lembrava do Invetral 2.500 sempre que contava para mim mesmo como havia sido a farra no hospital, relação hospital-remédio mais que uma relação com o rótulo vermelho do Invetral 2.500?, eu não sabia, o vidro de Invetral 2.500 eu havia deixado no carro, talvez fosse hora, decidi pagar a conta (do bar) e ir até o carro, naquele momento um sujeito de óculos de uma lente escura e uma clara aproximou-se do balcão, parou ao meu lado, fez um pedido e enquanto esperava ser servido virou-se para mim e perguntou: posso fazer uma pergunta?
Demorei para dizer alguma coisa porque fixei as minhas atenções nos óculos dele, a primeira impressão era que o sujeito não teria necessidade de usar óculos com uma lente escura e uma clara, a primeira impressão foi que ele chamaria a atenção mesmo sem óculos com lentes diferentes, talvez eu tenha imaginado o sujeito sem óculos com lentes diferentes, talvez eu tenha imaginado o sujeito sem óculos com um olho escuro e um claro, pode ter sido, pode não ter sido, passou algum tempo e o sujeito sentiu demora ou hesitação, e repetiu a pergunta: posso  fazer uma pergunta?
Depois que ele repetiu a pergunta, fiz uma pergunta para mim mesmo: por que alguém pergunta se pode fazer uma pergunta?, porque duas perguntas em vez de uma?, cogitei perguntar para ele se poderia fazer uma pergunta e perguntar sobre os óculos com lentes diferentes, novamente demora ou hesitação, o sujeito repetiu a pergunta: posso fazer uma pergunta?
Achei melhor responder logo porque minhas reflexões sobre perguntas estavam sendo interrompidas pelas perguntas dele e isto poderia acabar me irritando, eu me lembrava de que naquele momento emiti um sorriso porque considerei engraçado o que eu havia pensado, ele percebeu o sorriso, deve ter creditado o sorriso a uma tentativa minha de ser simpático, sorriu também e repetiu a pergunta: posso fazer uma pergunta?
Pode sim, pode, é claro que pode, é evidente, fui repetindo, e ele tendo recebido a resposta da primeira pergunta não fez o esperado, a segunda pergunta, em vez dela fez um comentário, uma introdução à segunda pergunta, a segunda pergunta tinha uma introdução, eu pensei, deveria ter imaginado, eu pensei, então ele fez a introdução à segunda pergunta: é uma velha mania.
Eu me lembrava de que a frase me pareceu mesmo como uma introdução à segunda pergunta, introdução como preparação para alguma coisa que poderia me surpreender?, ele acreditava que a segunda pergunta me surpreenderia?, a segunda pergunta me surpreenderia mais que os óculos dele?, então ele fez a segunda pergunta.
Que horas são?, ele disse.

Ao ler Encrenca, de Manoel Carlos Karam, achamos que compreendemos tudo, mas acabamos vendo que tudo acontece sem acontecer : as frases contêm uma expectativa que não se concretiza nunca. O absurdo aparece como se fosse uma coisa natural. Encrenca começa e termina no nada. O estranho é real, numa prosa bem humorada e aparentemente sem pé nem cabeça que poderá causar um desconforto no leitor desacostumado com a prosa engenhosamente elaborada, com um pé no absurdo. Mas não se trata de uma prosa difícil. Ela prende o leitor desde o início. É impossível passar por suas páginas sem dar algumas gargalhadas, devido ao humor refinado de Karam.

Manoel Carlos Karam (1947/2007) é quase desconhecido do público leitor. Era catarinense radicado em Curitiba. Há quem disse que a literatura de Karam faz um bem danado para as ideias.  Encrenca funciona como um drinque delicioso para atiçar a inteligência. Adorei!
                         paulinhopoa2003@yahoo.com.br
====================

Manoel Carlos Karam. Encrenca.  SP, Ateliê /Imprensa Of. do Paraná, 2002, 160 pp., R$ 34,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário