domingo, 2 de março de 2014

O coronel Chabert

O coronel Chabert é uma novela curta de Balzac, que você vai ler de um fôlego só, pois é envolvente e criativa. Conta a história de um homem considerado morto perante a justiça,  que busca readquirir sua identidade e a fortuna que perdeu para a mulher, oficialmente viúva e casada com outro homem, com quem teve dois filhos. Chabert procura o advogado Derville para lhe contar sua história e como se tornou um morto-vivo esfarrapado e faminto. O advogado se interessa pela história de Chabert, adiantando-lhe pequena soma em dinheiro para que o defunto sobreviva, enquanto investiga os fatos. Essa investigação acaba revelando muitas surpresas, mas o básico é o uso do dinheiro como o único meio para subir na sociedade burguesa da época.

Chabert, o defunto, conta ao advogado que comandava um regimento de infantaria ligado ao imperador Napoleão Bonaparte, que tinha o maior apreço por Chabert. Numa batalha contra os russos, quando voltavam para junto do imperador, depois de dispersados os russos, Chabert e seus comandados toparam com um batalhão do exército inimigo. Deu-se a batalha e Chabert acabou ferido por uma espada na cabeça e dado como morto junto com outros tantos soldados franceses. Enterrado em uma vala comum com os outros mortos, Chabert recobra os sentidos pouco depois, mas seu atestado de óbito já havia sido feito conforme as regras estabelecidas pela jurisprudência militar.

Chabert se esconde na Alemanha, onde é resgatado por um casal de camponeses que tratam de seu ferimento e lhe dão roupas para vestir. Quando regressa a Paris é que descobre que é um morto-vivo, e todos passam a desacreditá-lo. Sua esposa, agora oficialmente viúva, herdou dele grande quantia em dinheiro e não lhe quer dar um tostão sequer.  Derville lhe diz que a esposa o havia procurado justamente para tentar negar a existência de Chabert. Muitas coisas mais acontecem, a partir daí.

O coronel Chabert tem tradução de Eduardo Brandão
                                                                  paulinhopoa2003@yahoo.com.br

===============================
Honoré de Balzac. O coronel Chabert. SP, Penguin/ Cia das Letras,  2012, 88 pp, R$  14,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário